junho 29, 2013

O que a moda no século XXI adotou do rock e suas vertentes?

          Para a primeira postagem sobre moda no blog (finalmente!), eu escolhi falar sobre como o rock e suas vertentes (quando digo "vertentes", refiro-me ao punk, gótico, metal...) refletem na moda atual. Sem  dúvidas hoje em dia se vê muito (ênfase no muito) desse baú cultural do rock nas ruas. Você mesmo pode estar usando algum item que nem desconfia que tem lá seus laços com o rock: NO PROBLEM! Vou tentar citar o máximo de itens no post de hoje.

1.Jeans destroyed: Bom, este é, sem dúvidas, o clichê mais lindo que eu vou citar aqui. O jeans destruído é uma marca clássica do rock e suas vertentes, surgiu da autonomia do "faça você mesmo" e  pela necessidade da aparência agressiva. Hoje o jeans destroyed aparece em passarelas, editoriais e na rua em si; com isso, logicamente várias famosas do mundo a fora já aderiram a aparência mais trash. Em forma de calças, bermudas, shorts, capris, saias e todos os demais cortes, o jeans destruído é facílimo de fazer, aprenda: https://www.youtube.com/watch?v=zh_IHGldu5A

2. Xadrez: Algumas pessoas já sabem, mas vale lembrar que o xadrez (principalmente a camisa) começou a ser usada assiduamente pelos rockeiros desse mundão (na época grunge, por volta dos tempos do Nirvana). Hoje em dia é, geralmente usada como  referência indie e sertaneja, também. Na época em que era um dos símbolos grunge - e pouquíssimo hoje em dia -, o material era outro  (que aliás, eu prefiro): a flanela. Hoje em dia usa-se como coletes, saias, vestidos, casaquinhos de inverno e as clááássicas camisas. 

3. Creeper: O calçado que ainda está causando estranhamento - principalmente aqui no Brasil -, vem de outra época; originou-se no movimento gótico, a tempos atrás. Alguém  percebeu o crescimento exacerbado de popularidade em itens que eram da época dos nossos pais, e resolveu desenterrar, dentre todas as coisas, o creeper (para a nossa alegria! <3). O creeper é versátil, unissex  e surge em vários tons e estampas, para todos os gostos. Ele já é o queridinho das it girls e blogueiras do mundo a fora, que estão super recomendando nas redes sociais. E aí, curtiu?

4. Jaqueta de couro:  A jaqueta de couro passou por todas as fases do rock n' roll e já são as queridinhas do mundo todo para compor qualquer estilo.  É versátil e veste da romântica à gótica. Surgiu entre os motoqueiros e depois marcou presença entre os ícones da rebeldia e da liberdade de expressão dos anos 60 (um pouco sobre a história das jaquetas de couro de forma mais aprofundada http://www.duasrodas.net.br/forum/index.php?topic=1005.0).

5. Calça ou legging colorida e estampada: Você acha que as calças coloridas surgiram a poucos anos atrás e com o início de bandas de happy rock? NÃÃOOO! A calça colorida vem desde os anos 80 com o início do movimento "New Wave" no mundo. Hoje em dia elas estampam revistas e colorem passarelas e os  lookbooks mais descolados. Peça versátil, unissex e de várias modelagens. Pode ajudar apenas a compor um look ou pode  compor um look mais color block, etc; ambos os jeitos estão na moda. Ah, as color pants são uma grande aposta para o inverno 2013, fica a dica. 

6. Tachas e spikes: São os famosos rebites, tachas, pontas de metal que chegaram com tudo nos guarda roupas mais atualizados. Rebeldes e cheias de estilo, vieram das jaquetas dos punks revolucionários para as produções de meninos e meninos do mundo.  Usa-se tanto em calças, shorts, calçados quanto em  peças íntimas, blusas e afins... Fáceis de aplicar, baratas para comprar e facilmente combinadas com tendências; é uma moda que comprou apenas a passagem de vinda.  We  ♥ spikes!  

7. Sidecut: Agora vamos falar de cabelos (quem aí curte?), especificadamente sobre uma tendência capilar que surgiu inspirada nos moicanos punks.  Mas não confunda: undercut e sidecut são coisas diferentes. Basicamente, o sidecut  é quando se raspa ao lado e o under é  na nuca (assim como sugerem as traduções side = lado e under = debaixo). 

8. Coturno: Coturnos também são populares como vestimenta nas subculturas do gótico, punk, grunge, heavy metal, entre outras; no entanto, eles estão se tornando mais e mais mainstream. Além da moda, em si, muitas pessoas optam por usar coturnos simplesmente devido à durabilidade e conforto. É outro queridinho das it girls e blogueiras do mundo, já que vestem looks românticos à looks mais pesados. 

9. Caveiras: Bom, esta é cláááássica e acredito que todos aí tenham pelo menos uma peça de roupa estampada com ela! :P O significado da caveira é muito amplo: simboliza a ambivalência da vida e da morte; sabedoria; rebeldia; acompanhada de ossos ou espadas cruzados, forma o Jolly Roger, típica bandeira pirata; ícone fashion; etc... No século 17, guerras e pragas a deixaram popular, a ponto de virar moda em pingentes, anéis etc. A mesma tendência voltaria no século 21: símbolo fiel do estilista Alexandre Herchcovitch. O sucesso inspirou roupas com o tema, que fizeram o caminho clássico dos hits da moda: das passarelas aos mercados populares de rua. 


Eu acho que é isto. As coisas mais "em alta" estão aí. Espero que tenham gostado do primeiro post sobre moda, para sair um pouco dos textos, descontrair... Em breve (muuuito em breve) mais dicas, tutoriais, tendências, looks do dia, mais textos, música e novidades. 

2 comentários:

  1. AMEEEEEEEI O POST, Favoritei o Blog, vou te visitar sempre! PRE-PARA! HAHAHAHA Só pra descontrair, beijos linda, sucesso!

    http://alternativaestilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, Ágata, também adorei seu blog, bem como te disse lá! :D Fiquei muito feliz com a sua visita, volte sempre porque sempre retornarei ao teu, com certeza poderosa! haha
      Beijos, tudo em dobro! :*

      Excluir