novembro 04, 2013

Dica de filme: brazucas em cartaz.

    Semana passada fui duas vezes ao cinema (raridades) e assisti dois filmes magavilhóusos. E, tcharãm, brasileiros! Senti necessidade de contar para vocês, não só pela indicação em si, mas por todo esse ódio/preconceito/falta de conhecimento/etc sobre filmes produzidos no nosso país. Eu sei, não é uma denominação tão sem fundamento ao relembrarmos alguns filmes brasileiros até meados do ano passado. Definitivamente, eram sinônimo de palavrões, violência e sexo (não irei generalizar, mas sabemos bem que a maioria era assim). 
          O fato é que esses dois filmes em especial me fizeram debater com quem sai por aí gritando aos quatro ventos "filme brasileiro é uma m*****". Eu já disse, tu provavelmente já disseste... Mas chegou a hora de amadurecer nossos pensamentos e curtir a arte daqui, também. Arte que, por sinal, está melhorando e MUITO. Sendo digna de respeito e admiração. Sem mais delongas, vamos aos gloriosos nomes: Mato Sem Cachorro e O Tempo e o Vento (que atualmente encontram-se em cartaz). 


Mato Sem Cachorro
Bem, você aí provavelmente gosta do 'melhor amigo do homem', o cachorro, e ele é a estrela desse filme. Mas não pense que é algo like a Marley&Eu (me julguem, mas eu não gosto). Resumindo, o filme traz a tona a vida de Deco (Bruno Gagliasso) que vive jogado no sofá de sua casa, apesar de ter bastante talento com a música. Um dia, ele encontra dois grandes amores de uma só vez: a radialista Zoé (Leandra Leal) e o cachorro Guto, que desmaia toda vez que fica muito animadinho. Não demora muito para que o trio viva como se fosse uma família. Só que, dois anos depois, Zoé termina o namoro, fica com a guarda de Guto e ainda por cima arranja um novo namorado. Motivos mais do que suficientes para que Deco fique revoltado e prepare uma vingança: sequestrar Guto. Para tanto ele conta com a ajuda de seu primo Leléo (Danilo Gentili). O elenco tá MA-RA, repare: Bruno Gagliasso, Leandra Leale e Danilo Gentili (como 'cês já leram aí), e ainda Letícia Isnard, Gabriela Duarte, Rafinha Bastos e outros bons atores a más... Gente, assistam! Nessa foto acima cês já podem ter uma noção de cenário lindo, mas Mato Sem Cachorro ainda conta com ótima trilha sonora, fotografia, direção e, ai, é tudo de bom. Trailer aqui. Não recomendado para menores de 12 anos.


O Tempo e o Vento
Se vocês me conhecem e perceberam a bandeira do Rio Grande do Sul ali na foto, já devem estar imaginando que  lavei a alma chorando durante o filme. É. Lamúrias a parte, vamos á descrição desse clássico: em meados dos anos 1980, a Globo exibiu uma das várias adaptações de "O tempo e o vento", a partir do celebrado livro de Érico Veríssimo  Agora, chega aos cinemas a adaptação do romance assinada por Jayme Monjardim que tem cara de uma minissérie de televisão (não será nenhuma surpresa se em breve uma versão mais longa for exibida na Globo). O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do RS, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. E o elenco de O Tempo e o Vento conta com a participação de grandes nomes: Thiago Lacerda, Cléo Pires, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, e segue uma lista imensa de ótimos atores do nosso BRAZÊL. E tem mais: notícias afirmam que Fernanda Montenegro tremeu ao ser convidada ao papel de Bibiana; “Foi um livro que marcou a minha geração. O Érico Veríssimo está para o Rio Grande do Sul assim como Jorge Amado para a Bahia” (FERNANDA, SUA LINDA!). Trailer aqui. Não recomendado para menores de 14 anos.

 
         Se eles não estiverem mais em cartaz ou não houver cinema na tua cidade, procure por ele online ou espere chegar à locadora. Não há desculpa para não assisti-los! Junta a galera, faz uma pipoca e dá o play. E ainda tem muito filme bom daqui pra ser lançado em breve...

6 comentários:

  1. Muito show, vocês (os que tem o link do G+ no canto direito da tela) deveriam usar mais o Google+ para mandar os links e fazer de lá uma "extensão" do blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pois é... Eu fazia isso até um tempo e dava bastante resultado, apenas tenho me esquecido. Tks pela dica! Volte sempre! :)

      Excluir
  2. Acho que o cinema brasileiro vem melhorando muito, principalmente em comédia. Também quero ver "mato sem cachorro", amanhã provavelmente irei ao cinema ver "meu passado me condena" acho que "o tempo e o vento" não está em cartaz aqui :/

    Ótimo blog, parabéns, seguindo :))
    http://dezparaasseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está em constante progressão, com certeza. Pena não estar mais em cartar, mas, como eu disse, aguarde para locar ou assista online! Vale m-u-i-t-o a pena! ;)

      Fico feliz que tenha gostado, tks!
      Seguirei de volta e volte sempre! Beijos.

      Excluir
  3. Não vou nem comentar que chorei oceanos assistindo "O Tempo e o Vento", super indico!

    ResponderExcluir